Os filtros vão reduzir todos os ruídos provenientes seja do material, seja das frequências indesejadas. Como sabemos que o sinal captado por um electrocardiógrafo está entre a gama de frequências 0,5-50Hz. Teremos assim de montar um Filtro Passa-Banda constituído por um Passa-Baixo com uma frequência de corte de 50Hz e um Passa-Alto com uma frequência de corte de 0,5Hz.
Passa-Baixo
Utilizamos primeiro o Passa-Baixo pois este melhora a rejeição de interferências provenientes da alta frequência induzida pelos cabos do ECG. O filtro tem as seguintes características:
- Filtro é Activo
- É de segunda Ordem
- É do tipo Sallen-Key
- Utilizamos um AmpOp TL084
Filtro Passa-Baixo Sallen-Key |
Terá uma frequência de corte de 50Hz ou seja todas as frequências a cima dessa valor serão eliminadas.
Quanto ao dimensionamento, por se tratar de um Filtro Passa-Baixo Sallen-Key dispomos de três formulas para calcular condensadores e resistências:
Frequência de Corte
Frequência de Pólo
Sendo que o Kc consultamos na seguinte tabela depois de termos calculado o factor de qualidade:
Com os cálculos feitos obtivemos assim:
C1=47nF
C2=100nF
R=21,8kOhm = 22kOhm
Depois de montado, testámos o circuito aplicando diversas frequências de 30Hz a 180Hz e verificamos o comportamento do filtro ao aproximar-se dos 50Hz e ao passar.
Com o simulador de ECG, conseguimos obter a seguinte imagem com Amplificador de Instrumentação + Passa-baixo. Aqui o CH1 está a visualizar o sinal de entrada (depois do Amplificador de Instrumentação) e o CH2 está a visualizar o sinal de saída (depois do Filtro).
Montagem de Passa-Baixo |
Onda Obtida pelo Passa-Baixo |