sábado, 27 de novembro de 2010

MUX

Sabemos que para realizar um ECG, necessitamos de dispor vários eléctrodos no corpo, de algumas formas diferentes como já foi exposto anteriormente. Segundo o Triângulo de Einthoven existem 3 derivações, mas no nosso projecto vamos apenas usar duas. Cada derivação vai ter uma forma de onda diferente.
Assim sendo, neste trabalho vamos ter dois amplificadores de instrumentação, ambos com o mesmo ganho de 10 e cada um para uma derivação diferente. Para escolher que derivação vamos filtrar e posteriormente visualizar teremos de aplicar um Multiplexer Analógico 2:1 (ADG509A). 
Para controlar a derivação que queremos visualizar utilizaremos um Botão On/Off (5v-0v), sendo que cada derivação aparecerá consoante o estado do botão. Este botão vai ter um bloco especifico na parte de Software, para o podermos controlar.

Esquema do Integrado


Tabela de Verdade












Nas figuras a cima conseguimos ver os esquema do Mux que é nos dado pelo datasheet e a respectiva tabela de verdade. Desta forma as ligações que vamos fazer são: aplicar a Vdd 5V, a Vss aplicar -5V. O Enable, segundo a tabela de verdade estará sempre a 1 logo aplicamos-lhe 5V, também. Ligamos a Terra a GND e será em S1A e S2A que vamos ligar as saídas vindas de cada amplificador. Para escolher a derivação, iremos ligar A1 a 0V (como está no datasheet) e apenas A0 é usado para comutação das derivações (este pin estará ligado ao software). À saída, estará em Da, onde é possível visualizar a derivação escolhida, segundo a tabela de verdade.
Para testar, aplicamos uma onda a S1A e 0V a S2A, vendo o que sai à saída ao comutar 0 ou 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário